Home

Conheço tão pouco a literatura brasileira que, quando escolhi o primeiro livro a ser lido neste ano que se inicia, pensei que o autor fosse português. Apesar do equívoco, A Droga Da Obediência, de Pedro Bandeira, é o tipo de leitura que faz lembrar os meus doze anos: época em que descobri a minha paixão por histórias de crimes e mistérios.

A trama está longe de atingir o nível de autores como Stephen King, Sidney Sheldon e do tradicional Sir Arthur Conan Doyle, mas há de se confessar que o contexto da história é bem elaborado. Em cenário paulistano, cinco jovens – Miguel, Calú, Magrí, Crânio e Chumbinho – que fazem parte de um grupo secreto chamado Karas interpretam a narrativa que conta como esses alunos do Colégio Elite descobriram quem estava por trás de um crime realizado em ambiente escolar.

E qual o crime? Um vilão pretendia subjugar a humanidade aos seus desígnios através de um perigoso medicamento testado em cobaias específicas. Capaz de controlar a dor, a mente e a vontade das pessoas, a droga da obediência provocaria o fim de uma sociedade disciplinada e o início de um mundo autoritário. Para os personagens desta história, isto seria um grande problema. E para você?

Questionamentos a parte, o que me surpreendeu no livro A Droga Da Obediência foi descobrir que ele faz parte de uma saga chamada “Os Karas” e que contém impressionantes cinco volumes. Conforme dito no início, a minha ignorância acerca da literatura brasileira é tão grande que não pensei que existisse um autor nacional deste gênero literário, tampouco no estilo ‘saga’.

Devido ao vocabulário de fácil interpretação, percebe-se que a literatura de Bandeira é voltada diretamente para o público infanto-juvenil, fazendo lembrar, inclusive, o primeiro livro de suspense que li: O Gênio Do Crime, de João Carlos Marinho. Aos poucos, é possível progredir e explorar os principais reis do mistério como King, Sheldon, Conan Doyle, Allan Poe, Puzo, entre outros.

Confesso que, neste momento, não tenho o interesse de prosseguir com a leitura dos demais livros por acha-la fraca de grandes emoções. Quem quiser acompanhar a trama, deve seguir a sequência: A Droga Da Obediência, Pântano De Sangue, Anjo Da Morte, A Droga Do Amor e Droga De Americana.

Fonte: Editora Moderna.

Fonte: Editora Moderna.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s