Home

Uma das maiores crises vivenciadas em nosso tempo é o conflito das gerações. Em qualquer lugar, a concepção díspar sobre diversos assuntos é algo evidente; os jovens não opinam da mesma forma que os seus pais. A relação torna-se mais difícil, principalmente, quando se cresce em meio a um ambiente familiar fragilizado.

No livro Reencontro, do francês Jean Cayrol, a personagem Cristiane é uma filha de pais divorciados, que foi criada por sua tia Lucienne. O pai, Frank, pouco se importava com sua existência e preocupava-se apenas em enviar sua mesada. Porém, fica chocado quando ela o visita para pedir sua emancipação e enfim, viver sua vida junto de Richard, o amor de sua vida.

Frank, um próspero empresário, envelheceu achando que sua filha seria educada para ser uma mera dona-de-casa. Quando se depara que fracassou na maioria de seus relacionamentos – como a sua relação com Cristiane, seu casamento com Charlotte, sua relação conjugal com Beatriz e seu finito amor com Eliane –, move esforços para recuperar o controle de sua vida.

Sua falta de experiência com o amor puro e simples é visível. Frank não consegue dominar as escolhas da filha, bem como resolver sua vida amorosa. O conflito entre as gerações descrito por Cayrol mostra como a compreensão humana muda com o passar do tempo.

Quando dizem que a família é o alicerce que sustenta o caráter de uma pessoa, sinto que há controvérsias. Em Reencontro, o destino de Cristiane deveria ser algo relacionado ao fracasso. Apesar de todos os problemas enfrentados, a personagem demonstra que é possível superar as dificuldades emocionais que somente um abandonada sabe explicar. Ou melhor, nem sabe explicar.

O convencional está fora de moda.

Fonte: Skoob

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s