Home

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, “lenda é toda narrativa de caráter maravilhoso em que um fato histórico se amplifica e transforma sob o efeito da evocação poética ou da imaginação popular”. A história de amor trágica entre o valente cavaleiro Tristão e a princesa Isolda ficou conhecida como uma das principais lendas celtas mundiais.

As referências que contam a história do casal de diferentes formas. A mais conhecida narra da seguinte maneira: Tristão, cavaleiro de Rei Marcos da Cornualha, era conhecido por sua grande valentia e dotes únicos. Um dia, se propôs a trazer Isolda, da Irlanda, para desposar-se com seu tio. No caminho de volta, os dois bebem uma poção mágica do amor e ficam enfeitiçados.

Como era de se esperar, os dois se apaixonam perdidamente. Porém, inimigos fazem o possível para separar os dois e Tristão acaba sendo banido de pisar nas terras de Rei Marcos. O tempo, que estava a favor do casal, favoreceu o encontro deles em diversas ocasiões. Os contratempos, entretanto, prejudicavam o amor que sentiam um pelo outro, fazendo com que duvidassem do sentimento que sentiam um pelo outro.

Tristão, o bravo cavaleiro, sempre enfrentou todos os males para conseguir ficar mais perto de Isolda. Após uma de suas muitas aventuras e desventuras, ele não resiste e morre. Ela, que não suportou a dor, desfalece de tristeza em seus braços. E o mais interessante é que a bonita história de amor entre Tristão e Isolda é, inclusive, mais antiga que a famosa Romeu e Julieta. Cada obra literária tem sua forma de contar a narrativa.

No meu ponto de vista, é impossível não se encantar com o mito, apesar de toda a sua utopia. Quem, em sã consciência, enfrentaria um dragão por uma mulher em pleno século XXI? A fantasia que as lendas despertam em nós, meros mortais, servem para provar que, às vezes, ainda vale a pena acreditar que existe príncipe encantado. E, quiçá, que o amor também existe.

Fonte: Martin Claret

Fonte: Martin Claret

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s