Home

“Julgar um livro pela capa” é a frase mais cabível para ser utilizada quando você precisa definir uma obra que só pode folhear depois de comprar. Quem reside na cidade de São Paulo sabe quão útil são as máquinas de livros colocadas nas estações de metrô. Foi assim que adquiri O Chefão Está Só, do jornalista italiano Enzo Biagi.

Quando olhei pelo vidro o subtítulo “Buscetta – a verdadeira história de um verdadeiro padrinho”, não pude resistir. No ano passado, tive a oportunidade de ler O Poderoso Chefão, de Mario Puzo. Se você conheceu e se apaixonou pela história de Don Vito Corleone, ao ler a biografia de Tommaso Buscetta sentirá que tomou um banho de água fria em pleno inverno.

Buscetta foi um dos principais integrantes da Cosa Nostra, uma importante máfia siciliana. Ficou conhecido por ter descumprido as regras impostas pelos chefões, por delatar seus companheiros para a justiça e por contar sobre as estruturas da organização, que sempre fora secreta.

Era conhecido como Don Masino e reconhecido por sua humildade e bom caráter. Apesar de executar pessoas inocentes, era considerado um homem justo. De origem pobre, trabalhou em atividades ilegais desde jovem, se envolvendo com diversos crimes e tráficos. Foi preso, extraditado, fugitivo e, após ser detido no Brasil, decidiu revelar os segredos da Cosa Nostra.

O Chefão Está Só é uma obra confusa. Enzo Biagi alterna a sua escrita em primeira e terceira pessoa, o que faz com que o leitor não saiba quais são as falas de Buscetta. O autor utiliza muitos depoimentos, diálogos e pesquisas, mas não as coloca em uma ordem lógica. Quando a leitura é difícil, torna-se um motivo para achar o livro ruim sem justificativa. E o resultado não poderia ser outro: uma péssima resenha.

Fonte: Google Images

Fonte: Google Images

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s