Home

Ganhar um livro é, na maioria das vezes, um baita teste de resistência. Afinal, como lidar com uma novidade literária quando a expectativa era preencher aquele espaço da prateleira com o livro tão desejado? Em 2012, um amigo me presenteou com A Alma Encantadora Das Ruas, do carioca João do Rio (pseudônimo de Paulo Barreto). Hoje, pouco mais de um ano depois, finalmente terminei de lê-lo, após postergar propositalmente durante muito tempo.

Escrita no início do século XX, a obra de João do Rio relata as principais peculiaridades das ruas da cidade do Rio de Janeiro com uma linguagem moderna. Ao embarcar n’A Alma Encantadora Das Ruas, é quase impossível não se envolver com as prosas que, apesar de tanto tempo, não perderam suas validades.

Para João do Rio, a rua nada mais é do que um misto de pessoas e contextos. Um lugar cujo sinônimo é liberdade, malandragem, alegria, tristeza e muitos outros sentimentos. Quem se depara com o sumário d’A Alma Encantadora Das Ruas, mal percebe que o passado, o presente e o futuro foi narrado nas 252 páginas.

O que nós vemos na rua? Pequenas profissões, como tatuadores, músicos, ambulantes e mercadores em geral. Tabuletas (fachadas) bizarras, pinturas excêntricas e religiosos com fé para dar e vender. Há também aqueles que esbanjam luxo, que trabalham para sustentar a miséria e os mendigos, desde mulheres a crianças. E para quem já cansou da rua, ela termina na prisão, um local que se parece com o mundo exterior – cercado de crimes, amor e poesia.

João do Rio mostrou que, desde o início do século passado, a rua foi e ainda é o maior palco do mundo, definindo um modo de ser e um estilo de vida para quem gosta de contemplar o cotidiano pela janela. Reflita: quem apenas pisa no freio em um mundo acelerado corre o risco de ver o que acontece ao seu redor somente pela tela. #vemprarua

Fonte: Fnac

Fonte: Fnac

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s