Home

Eu nunca entendi porque, na literatura, um clássico é considerado um clássico. Quando decidi montar este blog, também não imaginava que iria aprender tantas coisas por meio dos livros. Crime E Castigo, do autor russo Fiódor Dostoiévski, parecia uma simples história de romance policial, mas transformou-se em uma lição de vida.

Raskólnikov, personagem principal, comete um assassinato e vive o drama e a angústia de não conseguir levar a vida normalmente, chegando a causar delírios psicológicos e muitos problemas de saúde por causa do sentimento de culpa. Apesar de esconder a situação por muito tempo, Raskólnikov não aguenta mais guardar o segredo e decide confessar o crime.

O poder das palavras de Doistoiévski em Crime E Castigo é tão grande, mas tão grande que os leitores acabam entrando na neura do personagem principal, chegando até a pensar que ele é inocente. Eu, por exemplo, cheguei a imaginar que Raskólnikov tivesse inventado todo esse contexto para não lembrar do casamento de sua irmã, Dúnietchka, do qual era contra.

No meu ponto de vista, Crime E Castigo deveria ser considerado leitura obrigatória nas escolas e vestibulares. A interpretação da história é explícita, há poucos personagens e a narração segue uma ordem lógica dos fatos; sem contar que o livro ainda ajuda a entender os costumes dos russos e também dá uma aula de Filosofia, História e Sociologia.

Mesmo sendo uma narrativa cansativa, é impossível não se envolver com o livro. Dostoiévski teve a destreza de escrever um clássico da literatura universal no século XIX, para que pudesse ser compreendido por qualquer geração de pessoas no futuro. Cada personalidade dos personagens traz uma reflexão sobre os princípios humanos, influenciando o leitor no julgamento da obra e de si mesmo. Comecei 2014 com pé direito! Vale a pena colocar na lista!

Fonte: L&PM Pocket

Fonte: L&PM Pocket

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s