Home

Lembro como se fosse ontem do meu primeiro contato com a literatura de George Orwell, autor recomendadíssimo no curso de Jornalismo. Enquanto a aventura com 1984 rendeu  decepções e desencantos, o clássico A Revolução Dos Bichos reacendeu todas as expectativas e reações positivas.

Nunca fui muito fã de História (disciplina), portanto, tive dificuldades para relacionar a obra com os acontecimentos da Revolução Russa, como vi na maioria das resenhas por aí. Aos meus olhos, Orwell retrata como a relação poder, exploração e submissão consegue se estabelecer em qualquer contexto ou ocasião. E, utilizar os animais para representar uma sociedade e criticar os humanos foi algo extremamente inteligente.

Independentemente do contexto histórico e político, A Revolução Dos Bichos é outro livro que deveria ser incluso como leitura obrigatória nas escolas. A linguagem simples e fácil ajuda a compreender que, até no mundo dos animais, nem sempre vence quem tem mais força – é preciso ter astúcia e inteligência.

Enfim, a obra de Orwell é uma perfeita analogia ao comparar os homens e a sociedade com os animais (principalmente com os porcos). Somos considerados animais racionais, mas o livro nos faz perceber que estamos minimamente distantes dos animais de quatro patas. Às vezes é preciso dar o braço a torcer…

Mais uma vez, prefiro não resenhar o livro por motivos de: vale a pena ler para refletir de acordo com o seu próprio ponto de vista.

“Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros.”

Fonte: Skoob

Fonte: Skoob

Anúncios

Um pensamento em “A Revolução dos Bichos (Orwell, George)

  1. Pingback: O Que é Fascismo? E Outros Ensaios (Orwell, George) | Pitacos Culturais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s