Home

Preciso confessar que sou um pouco “Maria vai com as outras” no mundo da literatura. Mas, diferentemente da grande massa que lê a mesma coisa, eu costumo me deixar influenciar por qualquer recomendação literária de uma pessoa que eu confie nos gostos pessoais.

Desta vez, me deixei levar por Nada Me Faltará, do brasileiro Lourenço Mutarelli. O livro, na verdade, foi uma escolha aleatória porque eu só tinha o autor como referência nos quadrinhos. Mas posso dizer que, mais uma vez, acertei em cheio ao repetir a experiência,  desta vez com um romance.

Nada Me Faltará é um livro de consumo absurdamente rápido, pra ser engolido de uma vez mesmo. Mutarelli narra a história do personagem Paulo, um homem que desaparece misteriosamente com sua esposa e filha, reaparecendo um ano depois e causando muitas desconfianças nas pessoas.

Interrogado por médicos, policiais, amigos e familiares, o personagem alega que não se recorda do que pode ter acontecido com o paradeiro da esposa e a filha, que ainda continuavam desaparecidas, e nem o que ele fez durante esse tempo em que esteve ausente. Por isso, todo mundo começa a pressionar Paulo para tentar lembrar alguma pista que ajude a encontrá-las.

Evidentemente, o desespero começa a tomar conta dos outros personagens e também do leitor. O comportamento de Paulo, que passa a se tornar um tanto quanto agressivo e calmo, transmite uma sensação de insanidade. Afinal, em quem devemos acreditar? Enquanto a polícia e sua própria mãe desconfiam da sua “amnésia”, os amigos e o médico acreditam que Paulo realmente não tenha nenhuma relação com o sumiço de sua esposa e filha.

Quando terminei de ler, o sentimento de vazio tomou conta de mim. Mutarelli deixa implícito e subentendido sobre o que pode ter acontecido enquanto Paulo, sua esposa e filha estiveram desaparecidos. De repente, as palavras acabam e o leitor precisa escolher um culpado.

Já escolhi o meu veredicto: em terra de sanidade e loucura, é melhor não escolher ninguém.

Fonte: Companhia Das Letras

Fonte: Companhia Das Letras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s