Home

Juro que ainda estou procurando uma justificativa para o meu fascínio por livros sobre histórias de crimes. O encanto chega a ser tão absurdo que, na maioria das vezes, fico mais de uma semana pós-leitura sofrendo com o enlace que só os autores do gênero policial são capazes de formular.

Você já deve estar cansado de ver os meus comentários do tipo “desde então, esse é o meu livro favorito”. Mas, desta vez, tenho certeza que o livro Dália Negra, do americano James Ellroy, ficará na lista de preferidos por um longo tempo. Se você também faz parte do time dos apaixonados por crimes surreais e intrigantes, bem-vindo ao clube!

Eu não havia nem nascido quando Ellroy lançou o primeiro livro da saga L.A. Quartet, em 1987. Intitulado Dália Negra, o livro conta a história do assassinato que chocou a cidade de Los Angeles. Elizabeth Short, uma jovem bonita e apaixonada por militares que sonhava em ser uma atriz famosa, foi encontrada morta e com o corpo torturado de forma misteriosa em 1948. Lee Blanchard e Bucky Bleichert são os detetives designados para encontrar o assassino de Dália Negra.

Nas últimas páginas, descobri que o caso Dália Negra é verídico e é aí que bate aquele frenesi pela narrativa. Vale lembrar que o livro de Ellroy retrata com a mais densa fidelidade possível, mas é só fazer algumas pesquisas no Google para encontrar a verdadeira história da morte de Short. O crime, na verdade, só foi desvendado em 1999, por um detetive aposentado da Delegacia de Polícia em Los Angeles.

Não faço a mínima ideia de como Ellroy trabalhou para reunir todas as informações e montar esse livro. Em certos momentos, cheguei a imaginar (e desejar) que a história não passasse de uma ficção policial inventada por mais um grande autor. Se eu pudesse, ficaria rasgando elogios para o livro até amanhã, mas acabou o café. Hora de dormir (com as luzes acesas, claro).

Observação: em 2006, foi lançado o longa-metragem da história com direito a atuações de Scarlett Johansson, Josh Hartnett, Hilary Swank e Mia Kirshner. Fica a dica para a próxima sessão de pipoca na sua casa!

Fonte: Skoob

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s