Home

Durante os três anos e meio do curso de Jornalismo, a literatura me aproximou de muitas pessoas. Uma delas, no entanto, se destacou no meio de tantos outros que pude conhecer tão pouco. Afinal, não é todo dia que você tem o prazer (e a sorte!) de conhecer um cidadão apaixonado por escritores latinos. Foi a partir daí que conheci o uruguaio Eduardo Galeano e uma de suas mais de 40 obras: Mulheres.

Longe de ser um dos melhores livros que já li, preciso confessar que a peculiar escrita de Galeano tem um jeito especial e interessante de chamar a atenção. Com ou sem nome, as crônicas de Mulheres retratam as mais diversas e diferentes características presentes no universo feminino.

Inês, Beatriz, Maria, Mariana, Juana, Cláudia, Jacinta… Não importa o seu nome, a sua condição financeira, o seu destino ou seu grau de importância para o mundo. Galeano escreve com maestria em seus parágrafos e conta, em poucos versos, o que cada uma das principais mulheres célebres e anônimas da América Latina têm de tão especial para ocupar uma das páginas de seu livro.

O contexto repetitivo, por vezes, é capaz de deixar o leitor enjoado e saturado de tantas fulanas e ciclanas. É sempre válido lembrar que uma leitura rápida não é sinônimo de qualidade literária. Mas, como primeira experiência, a obra de Galeano serviu de modelo para aumentar a fome de literatura latina, que vai muito além do nosso eterno Gabriel García Márquez, inclusive.

“Janela sobre a palavra/2
A letra A tem as pernas abertas.
A M é um sobe-desce que vai e vem entre o céu e o inferno.
A O, círculo fechado, asfixia.
A R está evidentemente grávida.
– Todas as letras da palavra AMOR são perigosas – comprova Romy Díaz-Perera.
Quando as palavras saem da boca, ela as vê desenhadas no ar.”

 

Fonte: Skoob

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s