Home

Existe uma regra na literatura que é mais ou menos assim: “se um autor não te decepcionar na primeira leitura, ele fará isso na segunda”. Não sei se tive sorte (ou azar), mas a minha segunda aventura nas obras do americano Chuck Palahniuk foi muito bem, obrigada. Desta vez, o livro escolhido foi Condenada – a vida é curta, a morte é eterna, o primeiro de uma série de dois livros.

Que atire a primeira pedra quem nunca pensou para onde vai depois da morte. Paraíso ou inferno? Essa é a questão imposta em Condenada, que conta a trajetória de Madison Spencer, uma menina de apenas treze anos que relata como é a “vida pós-morte”. Para ela, a morte veio cedo demais, sem justificativa ou razão, afinal, ela morreu sem saber o que era sexo e menstruação (dois itens lembrados em diversos momentos da obra).

Em um relato ficcional, a personagem começa a lamuriar os detalhes da sua infância infeliz ao lado dos pais ausentes. Os sarcasmos, ironias e indiretas de Palahniuk em Condenada não fogem da realidade da maioria dos jovens: o problema de não saber lidar com o excesso e a falta de qualquer coisa na vida, como dinheiro, egoísmo e até felicidade.

No Inferno do autor, as crenças impostas pela sociedade fazem valer as mais de 300 páginas do livro. Falar palavrão, buzinar o carro, não puxar a descarga, chamar alguém de gay ou bicha, entre outras coisas, são citadas como causas que levam uma pessoa a ir para o lugar de Satã. Sem envolver discursos religiosos, Palahniuk exerce seu poder de reflexão nos leitores que, em algum momento da vida, já cometeram esses “pecados”.

Se você pudesse escolher entre o Paraíso e o Inferno, qual escolheria?

Observação: o segundo livro da série, intitulado Maldita, foi lançado no ano passado. Em breve, espero comentar com vocês como foi a terceira experiência entre mim e Palahniuk.

“Tudo o que fazemos em excesso é compensação pela ausência de mínima gratificação sexual.”

Fonte: Skoob

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s