Home

Continuando a minha saga literária de autores premiados pelo Nobel de Literatura, começo esse texto preguiçoso sobre Mil Tsurus, do japonês Yasunari Kawabata. Sem nenhum devaneio, já adianto que o livro é monótono, devagar e impreciso. Ficou com vontade de ler mesmo assim? Arranque toda a coragem que tiver no peito ou se arrependerá amargamente.

Como vocês devem saber, os japoneses são cercados de rituais e tradições. Um dos mais famosos é a cerimônia do chá, uma atividade que possui muitos gestos e regras pré-definidas, onde seus participantes devem ter o conhecimento sobre o costume. No livro de Kawabata, esse ritual é citado em 90% das páginas, servindo de cenário para a história de Kikuji Mitani, um jovem que ficou órfão após a perda do pai.

Durante uma cerimônia do chá, Mitani descobre que está cada vez mais próximo de duas ex-amantes de seu falecido pai. Chikako Kurimoto, que foi apenas um affair, e Sra. Ota, uma viúva senhora e mãe de Fumiko. Em meio a esse relacionamento embaraçoso, o jovem se vê cercado de um passado sombrio e mal resolvido, tendo que se desvencilhar das situações que envolvem as luxúrias das ex-amantes de seu pai.

Eu queria contar o desenlace de Mil Tsurus, mas acho que todo livro ruim (lembrando que a palavra “ruim” tem um ponto de vista para cada leitor) merece uma nova chance. No Japão, reza a lenda que os tsurus são pássaros da sorte e da felicidade. Pensando no contexto imposto no livro de Kawabata, talvez as palavras “sorte” e “felicidade” também tenham um ponto de vista diferente para cada um…

Prefiro deixar essa discussão de lado. Mas, se você prefere levar esse assunto adiante, é só me chamar para um café. Café, não. Chá.

“Os mortos não pregam moral aos vivos; apenas desses exigem que apliquem as categorias morais que foram suas.”

Fonte: Le Livros

Fonte: Le Livros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s