Home

“Destino é a vida de um homem, história é a vida de todos nós.”

Das poucas coisas que o Jornalismo deixou a mim, posso dizer que o amor por histórias reais é uma delas. Afinal, todo jornalista tem um pouco de contador, mas carrega em si bem mais a alma de um ouvinte ou, no meu caso, leitor. Por isso, tenho uma grande paixão por livros- reportagem, uma das primazias da área de Comunicação.

No ano passado, tivemos o prazer de termos uma jornalista vencedora do Nobel de Literatura, algo inédito para a linha do tempo. Mesmo com muitas críticas, considero justíssimo o prêmio concedido a bielorussa Svetlana Aleksiévitch, que há mais de 25 anos reúne informações sobre Chernobyl (ou Tchernóbil), o maior acidente nuclear do mundo, ocorrido em 26 de abril de 1986, na Ucrânia.

“Mas eu não acreditava, não queria acreditar. Eu lia nos livros que o amor pode vencer tudo. Até a morte.”

Lançado pela Companhia das Letras, Vozes De Tchernóbil é um conglomerado de palavras, angústias, tristezas e sofrimentos. São pessoas que, cercados de elementos químicos altamente nocivos, tentaram prosseguir com a vida em meio a uma morte invisível, sem data pra chegar. Aleksiévitch ouve homens e mulheres, crianças e idosos, heróis e covardes, e mostra que Tchernóbil foi uma história mal contada, que todo mundo ouviu falar, mas ninguém sabe o que aconteceu exatamente.

Hoje, 30 anos depois, podemos concluir que o fantasma ainda assombra e é cruel também. O livro deixa uma importante lição de vida de que ainda não estamos prontos – nunca estamos, na verdade – para o medo, para a morte. Não estamos prontos para a perda, seja ela material ou imaterial, porque a verdade é que muitos esquecem que todos vamos morrer. Nus e sem levar nada dessa vida.

“Compreendi que só tem sentido o tempo vivido. O nosso tempo vivido.”

Fonte: Skoob

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s