Home

Começo, meio e final feliz. Estamos tão acostumados a essa trajetória que, quando o assunto é história de amor, fica até difícil explicar porque a gente, às vezes, torce para que não dê certo. E é exatamente assim que eu me senti quando li O Amante Da China Do Norte, da francesa Marguerite Duras: desejando que a personagem principal tivesse um final infeliz.

Nas primeiras páginas, o que podemos entender é que Duras dá muitos indícios de que esse livro é um relato autobiográfico, assim como os demais que escrevera. Inclusive, O Amante Da China Do Norte seria como uma continuação da história de O Amante, sua obra mais consagrada e renomada na comunidade francesa.

Dessa vez, o que vemos no romance de Duras não foge muito do padrão: duas pessoas que se gostam e não podem ficar juntas. Uma adolescente branca, francesa e pobre se apaixona por um chinês rico durante sua passagem pela cidade de Saigon, no Vietnã. Esse amor à primeira vista, como muitos dos que devem acontecer entre aqueles com diferenças político-sociais, tem diversas questões envolvidas, entre elas uma mãe preocupada em usar a filha para garantir o futuro de seus outros filhos.

Uma história de amor sem final feliz, mas com muitos momentos de reflexão, como o tamanho das coisas que somos capazes de fazer quando estamos apaixonados. Irracional ou não, O Amante Da China Do Norte é o relato do que acontece mais do que imaginamos: muitas pessoas se relacionando apenas por conveniência. Independentemente da condição social, moral ou religiosa, acredito que Duras, sendo ou não a personagem principal disso tudo, ilustrou muito bem uma realidade que ainda existirá por muitos anos, infelizmente.

Afinal, quem é que não gosta de ouvir uma história de amor?

Fonte: Skoob

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s