Home

Pitacos - BlogNossa língua materna, o português, é um idioma presente na Europa, na América, na África e na Ásia, sendo a oitava língua mais falada do mundo. Apesar de ser a língua oficial de oito países, o nosso português tem características únicas, que nos fazem ter dificuldades para entender o mesmo idioma falado em outro país.

Pude sentir isso na pele com a leitura de Dez Contos Escolhidos de Eça de Queirós, do renomado escritor português Eça de Queirós, com organização de Mário Feijó. Sinto até vergonha em dizer que apenas José Saramago e Eça de Queirós são os únicos escritores portugueses que já li até hoje, provocando uma grande reflexão em mim. Seria preconceito linguístico ou desinteresse pela própria cultura?

“O amor espiritualiza o homem – e materializa a mulher.”

Apesar de me sentir um pouco infeliz com o término da leitura, devo confessar o meu alívio em chegar à última página. Explicando melhor, a minha experiência com Queirós não foi das melhores por um misto de dificuldades em entender a narrativa e preguiça em consultar um dicionário para entender melhor as palavras. Sim, a língua portuguesa de Portugal é bem diferente da nossa e fiquei impressionada em ver o tamanho da minha ignorância.

Em uma comparação esdrúxula, sinto que Dez Contos Escolhidos de Eça de Queirós foi uma leitura tão complicada quanto a de Laranja Mecânica, do britânico Anthony Burgess. Infelizmente, não tive a mesma paciência para consultar um dicionário e identificar cada palavra que não sabia o significado. Portanto, a infelicidade em terminar o livro sem entender muita coisa é grande. Mas, de forma alguma, é culpa da editora ou do escritor.

“[…] Toda árvore é triste se na sua sombra não brinca uma criança.”

Essa edição lançada pela José Olympio (selo do Grupo Editorial Record) está apaixonante. A capa foi desenhada por Túlio Cerquize e demonstra o cuidado da editora em lançar uma antologia consagrada, apresentando as melhores obras do autor e mostrando que Queirós é um mesmo escritor que gostava de falar sobre o comportamento humano com uma pitada de humor (no melhor estilo português).  

Dez Contos Escolhidos de Eça de Queirós

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s