Home

MINHA BREVE HISTÓRIA (3)

No início do mês de julho, fui participar de um workshop com a Laerte, a famosa cartunista e chargista brasileira, na sede da Unesp na Sé. Antes do evento, passei pela livraria da instituição para verificar as principais novidades do mercado literário. Logo de cara, me deparei com diversos livros que já tive a oportunidade de ler esse ano, tais como A Experiência Nacional e A Grande Fome de Mao. Nesta mesma prateleira, alguns volumes a frente, vi um dos poucos livros que eu comecei e não terminei neste ano: De Volta do Inferno, do britânico Ian Kershaw. Então, com uma ajuda (leia-se empurrão) da minha namorada, voltei a leitura dessa magnífica obra.

Ian Kershaw foi professor universitário de História na Inglaterra e autor da biografia de Hitler, livro pelo qual ele é mais conhecido (também publicado pela Companhia das Letras. Agora, tive a oportunidade de ler De Volta do Inferno e confesso que talvez não tenha sido o momento certo para mim, pois ele é um livro completo e repleto de explicações, retratando um dos períodos mais dramáticos da história mundial, sendo marcado de um impressionante nível de violência e barbárie inédito na história humana. O autor se debruça em fontes documentais que marcam sua pesquisa original.

“As pessoas projetavam em Hitler suas próprias crenças, desejos e projetos, e ele reuniu tudo isso numa visão de completo renascimentos nacional.”

Bom, o que você irá encontrar nessa obra imponente de Ian Kershaw é um arco histórico e muito bem exposto e explicativo. Não se trata apenas de uma explicação superficial dos fatos, pois o autor trabalha com a eclosão da 1° Guerra Mundial, a ascensão de Hitler e os desdobramentos da 2º Guerra Mundial. Como eu disse anteriormente, De Volta do Inferno é vasto e completo, onde o tema é abordado da melhor forma possível em 574 páginas.

“Muitos judeus se perguntavam onde estava Deus enquanto a morte e o sofrimento sem limites aconteciam.”

Portanto, se você quer aprender mais sobre o período que teve início em 1914 e se estende até 1949, que repercute e nos afetam direta ou indiretamente, De Volta do Inferno tem tudo o que você procura. Trata-se de uma obra que deve ser lida e, mais do que isso, estudada e debatida, para que não esqueçamos do nosso passado nem tão distante assim. Acredito que, em pouco tempo, o escritor Ian Kershaw receberá prêmios por esse livro também e suas obras se tornarão um clássico da literatura universal.

Resenhista: Lucas Gonçalves

De Volta do Inferno

Fonte: Companhia das Letras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s