Home

George Orwell - O Que é Fascismo e Outros Ensaios

Companhia das Letras acabou de enviar para nós, do Pitacos Culturais, o mais novo lançamento do querido escritor George Orwell: O Que é Fascismo? E Outros Ensaios e, como não poderia ser diferente, é um ótimo compilado de diversos artigos escritos sobre vários temas, desde cinema, onde podemos ressaltar a ótima crítica de O Grande Ditador,  o famoso filme de Charles Chaplin, passando também pela resenha de Mein Kampf, de Adolf Hitler.

“Não gostar da posição política do autor é uma coisa. Não gostar dele porque ele obriga você a pensar é outra […]”

Mas, para aqueles que ainda não conhecem Orwell ou chegaram até aqui pelo título ou por qualquer outro motivo, deixem-me apresentar esse grande autor de qual sou fã. George Orwell (1903-1950) é o pseudônimo de Eric Arthur Blair, escritor e jornalista inglês, conhecido pelo livro 1984 e por A Revolução dos Bichos. Além disso, participou da Guerra Civil Espanhola, sobre a qual também escreveu e vivenciou uma experiência como mendigo, servindo de material para o livro Down out In Paris and London. Minha admiração por Orwell é imensa, principalmente por sua visão crítica, inteligente e coesa. Agora que você conhece um pouco mais sobre o autor, vamos para o livro.

Existe uma característica muito evidente em suas obras,  que é o seu amor pela liberdade de expressão e pela verdade, pois era jornalista. Ao mesmo tempo em que Orwell escrevia suas reportagens, seus ensaios eram considerados sombrios. Em O Que é Fascismo? E Outros Ensaios, seus  24 ensaios selecionados demonstram seu posicionamento e visões sobre terrores das guerras e das tiranias de direita de Mussolini e Hitler, sem esquecermos a tirania de Stalin, na URSS.

O ensaio, que dá nome ao livro, é uma ótima recomendação para entender a visão de Orwell sobre o fascismo, não apenas na epistemologia da palavra, mas também para aqueles que a usam ou para aqueles que são acusados de serem. Como eu já conhecia o autor, não estranhei a sua maneira fluida de relatar os acontecimentos, que são abordados de maneira fácil para ajudar no entendimento do público que não está acostumado com esse tipo de literatura. Eu recomendo!

“O céu é um fisco tão grande quanto a utopia […]”

Obs.: essa citação me chamou a atenção, pois Orwell é conhecido principalmente como o autor de uma das distopias mais famosas do século XX. Isso explica muita coisa, não é verdade?

Resenhista: Lucas Gonçalves

O Que É Fascismo? E Outros Ensaios

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s