Home

O Grande Debate - Yuval Levin

Não é de hoje que a Editora Record vem se superando e mostrando ao mercado literário o tamanho que ela tem. A cada mês, vem lançando diversos títulos importantes e que são sucesso fora do Brasil. Dessa vez não foi diferente: escolhemos o irreverente O Grande Debate: Edmund Burke, Thomas Paine e o Nascimento da Direita e da Esquerda, do phD em Ciências Políticas e israelita, Yuval Levin.

“As origens da divisão entre esquerda e direita, é claro, não são as mesas de sua encarnação atual.”

A obra aborda desde as “origens” do que podemos considerar “esquerda” e “direita”, mesmo sabendo que no Brasil essas duas palavras remetem a diferentes coisas do que o autor busca explicar. O Grande Debate reconta a origem dos partidos Democratas e Republicanos dos norte-americanos e, para isso ele, recorre a dois grandes e importantes nomes do século XIX: Edmund Burke, o pai do conservadorismo moderno, e Thomas Paine, um fundadores dos Estados Unidos da América.

Levin explica a origem de cada um dos abordados, criando uma ligação com o leitor e os personagens, para então depois tentar justificar as escolhas de cada um pelo seu viés político. Com o passar dos capítulos é possível, verificar o lado mais conservador de Yuval Levin, mas isso não atrapalha a leitura e o desenvolvimento do livro.

Ainda falando sobre os capítulos, é bem interessante a disposição dos temas por capítulos ao longo do livro. Por exemplo: Justiça e Ordem; Razão e Prescrição;  Revolução e Reforma. Levin vai traçando as principais diferenças nos mais relevantes temas, especialmente no que diz respeito à abordagem de cada um dos personagens citados, tanto Burke como Paine.

Claramente, O Grande Debate não é um livro superficial, tampouco um livro para aqueles que pensaram que encontrariam frases prontas para atirar pedras nas pessoas devido a sua escolha política. Temos aqui um livro escrito por um phD em Ciências Políticas com o propósito de orientar e esclarecer pontos um tanto quanto renegado para nós, brasileiros. Aliás, é engraçado ver que tanto Paine quanto Burke concordavam em certas opiniões, porém, sempre com visões diferentes.

Portanto, deixo a recomendação de leitura para você que deseja aprender mais sobre os progenitores do que chamamos de “esquerda” e “direita” e, claro, agradecer à Editora Record por essa edição.

Resenhista: Lucas Gonçalves

O Grande Debate

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s