Home

Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi - Joachim Meyerhoff

Quando olhei pela primeira vez a capa de Precisamos Falar Sobre o Kevin, da norte-americana Lionel Shriver, não soube explicar a minha atração imediata pelo livro. Hoje, mais de um ano depois da leitura, consegui sentir um leve incômodo parecido com Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi – A Loucura Está do Lado de Dentro ou de Fora?, do alemão Joachim Meyerhoff. O que as duas obras têm em comum, além do cenário sombrio e de problemas psicológicos?

Assim como na obra de Shriver, esse livro é narrado em primeira pessoa. Talvez eu não tenha prestado atenção o suficiente, mas os personagens têm nomes que você esquecerá facilmente, mas que serão lembrados como “meu pai”, “minha mãe”, “meu irmão mais velho” e “meu irmão do meio”. Ou seja, estamos acompanhando esta narrativa sob o olhar de um filho caçula.

O cenário parece assombroso e perturbador, mas passa longe disso. Josse, o filho mais novo de um diretor de um hospital psiquiátrico para crianças e jovens, conta como foi sua aventura ao viver lá desde a sua infância até a morte de seu pai. A rotina, por muitas vezes, é engraçada, mesmo que a família não esteja em um lugar muito acolhedor. Em meio aos gritos e insanidades, Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi retrata o nascimento e a morte de forma graciosa e emocionante.

Descobri que, não importa a distância, a maioria das famílias são parecidas. Um pai de família responsável pelo sustento do lar, uma mãe ocupada com rotinas de trabalho, irmãos que brigam por um espaço… Cada um tenta ser feliz a sua maneira e a forma que o personagem principal narra suas principais peripécias durante o decorrer da vida, incluindo “como mentir que está doente” e “o que fazer no primeiro beijo”, deixa o clima bem engraçado.

Mais uma vez, a editora Valentina me surpreende. Apesar do catálogo reduzido, a marca tem boas obras lançadas, como Dumplin‘, da também norte-americana, que já é uma das minhas preferidas em 2017. Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi já convence pela capa, pela sinopse e pela obra toda em si, sendo injusto dar qualquer nota abaixo de 4 estrelas no Skoob.

Portanto, se você está precisando respirar novos ares e ainda não sabe qual vai ser sua próxima leitura, deixo aqui a minha dica. Dizem que todo livro deixa um pouco de aprendizado e esse daqui me ensinou que a família é nosso maior alicerce. Não importam os sustos que a vida lhe pregue, serão sempre eles que estarão ao seu lado. Obrigado Meyerhoff, por me ensinar o que é saudade.

Quando Finalmente Voltará a Ser Como Nunca Foi

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s