Home

O Maravilhoso Bistrô Francês - Nina George

“Em mulheres jovens, a beleza substitui o intelecto; nas velhas, o intelecto a beleza.”

Surpresas geram expectativas e, na maioria das vezes, nos decepcionamos com o incerto. Fui uma das sortudas que receberam a prova exclusiva para leitura antecipada de O Maravilhoso Bistrô Francês, da alemã Nina George. No exato momento em que você estiver lendo esta resenha, a edição definitiva já estará disponível nas livrarias e a única recomendação que eu faço a você é bem simples: não leia a sinopse, se essa é uma das suas próximas leituras.

Vi uma discussão em um grupo no Facebook sobre o que costuma atrair a atenção dos leitores sobre um livro. Muitos responderam que a sinopse era o principal fator decisivo e, após perceber que mergulhei nesta obra sem nem sequer saber do que se tratava, descobri que minha avaliação foi mais justa. Afinal, a sinopse de O Maravilhoso Bistrô Francês é, definitivamente, um resumo enxuto do que você encontrará nas páginas.

“Estou tão cansada de ouvir: isso não se faz, o que as pessoas vão pensar, não se pode tudo, sonhos são ilusões.”

Por isso, se você esperava uma descrição do que acontece na obra de George, eis aqui a melhor forma que encontrei de introduzi-los a esse mundo previsível:

Marianne Messmann está presa num casamento sem amor e não vê a hora de pôr um fim em tudo. Durante uma viagem a Paris, ela sobe na Pont Neuf e se joga no Sena, mas é salva do afogamento por um passante. Em seguida, é levada para o hospital e lá vê um azulejo pintado com a linda paisagem de uma cidade portuária da Bretanha. Inspirada pela pintura, ela decide embarcar em sua derradeira aventura. Ao chegar à Bretanha, Marianne entra num restaurante chamado Ar Mor (o mar) e é arrebatada por um novo e encantador modo de viver. Lá ela conhece Yann, o belo pintor, Geneviève, a enérgica dona do restaurante, Jean-Rémy, o chef perdido de amor, e várias outras pessoas que abrem os olhos dela para novas possibilidades. Entre refeições, músicas e risos, Marianne descobre uma nova versão de si mesma — apaixonada, despreocupada e forte. Porém, de repente, seu passado chega para confrontá-la. E, quando isso acontece, ela precisa decidir entre voltar para sua vida antiga ou abandoná-la de vez em nome de um futuro promissor e empolgante. O maravilhoso bistrô francês é uma jornada dos sentidos, com refeições suculentas e paisagens estonteantes. Uma história recheada de poesia, beleza, sensibilidade, romance, erotismo e segundas chances, que nos mostra que não existe idade para recomeçar e ser feliz.

Não serei tola a ponto de achar que a obra toda de George é ruim. Aqui, o famoso cenário parisiense perde lugar apenas para o litoral francês, que não deixa de ser romântico. Outro ponto interessante é o romance atípico, pois foge do padrão de adolescentes sofrendo por amores platônicos e temos uma personagem principal de 60 anos. Isso sem contar à crítica explícita ao machismo, um cenário bastante comum em países europeus.

“Felicidade é quando amamos o que precisamos e quando precisamos do que amamos.”

Com o decorrer da leitura, O Maravilhoso Bistrô Francês causa um misto de sentimentos, da desconfiança até raiva. Marianne é uma mulher indecisa e, apesar de enfatizar que todos somos capazes de encontrar a felicidade, independentemente da idade, acho que faltou um pouco de maturidade na personagem. George também propõe uma quantidade excessiva de personagens, onde todos estão apaixonados por alguém, fazendo com que o leitor leve um certo tempo para entender quem gosta de quem. E aí, vai encarar?

Obs.: espero que o Grupo Editorial Record tenha feito as devidas correções ortográficas e gramaticais que encontrei nesta prova não revisada.

Curiosidades sobre a autora: Nina George é alemã, mas suas duas principais obras literárias têm a França como cenário principal.

O Maravilhoso Bistrô Francês

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s