Home

Cosmos - Carl Sagan

“O cosmo é tudo o que existiu, existe ou existirá”

Desta vez, me foi incumbida a prazerosa tarefa de ler Cosmos, do norte-americano Carl Sagan, sendo este um privilégio em acompanhar os pensamentos de uma pessoa tão brilhante quanto ele.

Não é o primeiro livro dele que disponho do meu tempo para ler, porém, na minha opinião, é o mais tenso até o momento, mesmo que o meu favorito tenha sido o Pálido Ponto Azul, também lançado pela Companhia das Letras.

Cosmos ganhou uma grande importância para mim. Caso você não conheça Carl Sagan e apenas faça um paralelo entre o livro e a série televisiva apresentada por Neil deGrasse Tyson, saiba que Sagan nada mais é que o produtor da versão original. Inclusive, nesta edição lançada em 2017, o mestre Neil presta homenagem, tanto nas telinhas quanto no prefácio.

Reimpressão que, por sinal, está bem caprichada e ainda conta com uma capa que nos remete diretamente ao espaço. Afinal, não poderia ser diferente: além do já mencionado  prefácio  Neil deGrasse Tyson, a esposa de Sagan, Ann Druyan, dedica uma das mais lindas frases já lidas em minha opinião: “Na vastidão do espaço na imensidão  do tempo, é uma alegria compartilhar um planeta é uma época com você”.

No quesito gráfico, a Companhia das Letras trouxe 16 páginas coloridas no miolo de seu livro, dando um ar um pouco mais de luxo para Cosmos, fugindo das tradicionais edições da Companhia de Bolso. Mas fica aqui minha opinião: se tivesse capa dura, seria uma edição de luxo para deixar exposta na estante com muito orgulho do autor. Quem sabe quando a editora publicar novamente Pálido Ponto Azul, não veja esse meu pedido de capa dura e com extras como uma boa ideia. Fica aqui minha petição.

No entanto, esse detalhe não tira em nada o valor da obra que você tem em mãos ou pensa em ter. Sagan foi e ainda é um grande divulgador da ciência de forma didática e com uma simplicidade que faz até quem é de “Humanas”, no meu caso, se apaixonar pela área e querer também desbravar junto dele os mistérios que o universo nos apresenta.

Afinal, existe realmente algo mais bonito do que a imensidão do espaço ou a explosão de uma super-nova? Sabe quando você se encontra com aquelas pessoas que amam o que fazem, que te passam um entusiasmo ímpar que até você quer saber porque ela é tão feliz fazendo o que faz?

Sagan é uma dessas pessoas e você consegue observar exatamente isso em seus livros e nas entrevistas: o quanto ele ama o que faz. E tudo isso serviu de inspiração para uma nova geração de cientistas, levando em consideração que Cosmos foi publicado originalmente em 1980 e continha os conhecimentos mais avançados cientificamente e tecnologicamente, e obviamente houve um sensível avanço tecnológico nos últimos 40 anos.

“O NITROGÊNIO em nosso DNA. O CÁLCIO em nossos dentes. O FERRO em nosso sangue. O CARBONO em nossas tortas de maçã. Foram criados no interior de estrelas em colapso. Somos feitos do mesmo material das estrelas.”

Por isso, foram feitas notas de revisão técnica pela Companhia das Letras, mostrando o compromisso dela com os leitores. E também é evidente para quem, assim como eu, assistiu a versão original de Cosmos. Hoje eu percebo que o livro e a série se basearam um no outro e ambos entregam conteúdos brilhantes que nos fazem refletir sobre nosso papel como seres humanos inteligentes.

Todo o livro é de um peso e importância fantástico, entretanto, peço que dediquem uma atenção a mais no capítulo 8 (Viagens no Espaço e no Tempo) e no derradeiro capítulo 13 (Quem Fala em Nome da Terra?). Ambos capítulos me fizeram questionar inúmeras dúvidas e só aumentaram minha admiração por esse gênio. Espero que você sinta o mesmo!

“Esse caráter ordenado e admirável do universo foi chamado de Cosmos.”

Resenhista: Lucas Gonçalves

Cosmos

Fonte: Skoob

 

Anúncios

Um pensamento em “Cosmos (Sagan, Carl)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s