Home

Lenin Vida e Obra - Luiz Alberto Moniz Bandeira

Por si só, o livro Lenin: Vida e Obra, do professor universitário Luiz Alberto Moniz Bandeira, daria um outro livro sobre seu processo de criação. Escrito em 1968 e apreendido pela polícia do governo militar ainda na gráfica, sendo assim, publicado originalmente apenas 10 anos depois após a sua apreensão. Hoje, temos a quarta edição, revista e ampliada pela editora Civilização Brasileira, do Grupo Editorial Record.

Ao analisarmos a onda conservadora que inunda o cenário internacional, o avanço da extrema direita em países como França e Alemanha, além de nacionalmente falarmos do cenário politico brasileiro, que passa por um momento delicado: estamos na transição de um governo legitimo que sofreu um impeachment para um governo ilegítimo de “costas quentes”.

A maré da direita conservadora chegou às terras tupiniquins e, ler um livro desse calibre, chega a ser um ato politico, principalmente em um País como o nosso, de tantas polaridades. Mas, não podemos entrar nesse obscurantismo sobre o que não se pode ler ou pelo que os outros vão pensar sobre você. Precisamos ler sim, e afastar a névoa de ignorância que sonda nossas cabeças, ainda mais quando o assunto é Rússia, Lenin, Trotsky, Socialismo, Comunismo, etc.

Muito se fala sobre esses temas e a minha grande pergunta é: será realmente que, tanto os que se consideram de esquerda ou direita, sabem realmente o que defendiam e como defendiam seus ideais? Ou apenas colocam tudo no mesmo “saco” ideológico, misturando os pensamentos? Essas perguntas sempre sobrevoam o meu imaginário, mas essas questões não são pertinentes para esse momento.

Dentre os personagens da Revolução Russa, Lenin sempre me chamou muita atenção, tanto por sua inteligência, quanto por sua clareza em diversos momentos. Moniz Bandeira faz uma obra magnífica, não oferecendo apenas uma biografia, mas, trazendo uma profundidade ao personagem, desde sua infância com a perda de seu irmão e passando até pelo casamento avançado para seu tempo, ainda passando por seus escritos e suas influências na história da Rússia.

Porém, o livro não chama a atenção só por isso. Por mais que o autor trate Lenin: Vida e Obra como divulgação, cumprindo com seu propósito, é visível a ultrapassagem dessa barreira facilmente. A obra traz profundo conhecimento desse momento histórico russo e de todos os personagens que envolvem esse tempo histórico, sendo eles Rosa Luxemburgo, Kautsky, Trosky, entre outros.

Em resumo, Moniz Bandeira escreveu sobre uma figura colossal, que entrou pra a historia da humanidade e é uma leitura essencial para os dias de hoje.

Resenhista: Lucas Gonçalves

Lenin: Vida e Obra

Fonte: Skoob

Um pensamento em “Lenin: Vida e Obra (Moniz Bandeira, Luiz Alberto)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s