Home

Gen Pés Descalços - Keiji Nakazawa

Eu já tinha ouvido falar da saga Gen Pés Descalços, porém, se você é mais jovem e não liga para histórias, preferindo ação ou lutas grandiosas, está perdendo muito tempo de sua vida. Existem contextos e enredos que deixamos passar por falta de maturidade, mas com o passar dos anos, nossos gostos ficam mais apurado e começamos a escolher onde investir o dinheiro com mais parcimônia.

Quando você menos perceber, os títulos reduzirão e, na maioria das vezes, a qualidade aumenta. Não foi diferente comigo, pois com muita dificuldade encontrei os 10 volumes dessa fantástica obra de Keiji Nakazawa. Tive que percorrer por muitas plataformas digitais para conseguir comprá-las e, mesmo com as dificuldades, consegui completá-la.

Bom, ao começar a leitura de Gen Pés Descalços, é quase impossível você não se transportar para Hiroshima. Não estou aqui para discutir conceitos técnicos, estéticos ou estatísticos, porque, na minha opinião, o autor consegue adequar uma linguagem adulta com posicionamentos pacifistas sobre a pré-guerra e também o pós-guerra, neste caso, a Segunda Guerra Mundial.

Eu já li diversos livros desse gênero conhecido como “guerra”, sendo alguns acadêmicos e até alguns outros que chegaram a ser best-sellers, porém, nunca tinha visto uma obra em mangá (que para muitos é considerado uma literatura infantil) me cativar tão fortemente.

Talvez Keiji Nakazawa soubesse disso e, por isso, traz em sua historia a visão de um menino, a vida simples e feliz que tinha com seus 3 irmãos e seus pais até a infelicidade de testemunhar o horror e o massacre ocasionado pelo Estados Unidos ao lançar covardemente uma bomba nuclear em civis. E o pior de tudo é que não a história não termina após o lançamento da bomba; temos o “veneno”,  que são os efeitos posteriores ocasionados pelo efeitos radioativos da bomba.

Gen Pés Descalços pega uma momento da história mundial e transforma em uma narrativa de uma família que precisa vencer os obstáculos da vida, que ficam ainda maiores depois da bomba lançada. Ver que tudo mudou, não apenas a cidade em que eles moravam, mas o coração das pessoas, tocou em mim de uma maneira tão forte que não saberia como reagir no lugar dele. Em vários momentos, me coloquei na situação desse garoto e vi sua esperança, sua força de vontade e seu jeito de enfrentar o mundo.

Enfim, Gen Pés Descalços é um clássico que merece ser lido por todas as pessoas, independentemente de sua idade. Peço desculpas por não dar mais detalhes da história ou outros pontos que normalmente podem ser relevantes, mas pode ter certeza que esse é, sem dúvida, o melhor mangá que já li em minha vida.

Confira os títulos dos volumes:

Volume 1 – O Nascimento de Gen, o Trigo Verde
Volume 2 – O Trigo é Pisoteado
Volume 3 – Trigo, é Hora de Brotar
Volume 4 – Cresça Firme, Trigo Verde
Volume 5 – (sem título)
Volume 6 – (sem título)
Volume 7 – (sem título)
Volume 8 – (sem título)
Volume 9 – (sem título)
Volume 10 – (sem título)

Resenhista: Lucas Gonçalves

Gen Pés Descalços

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s