Home

Domínio - Matthew Scully

O fim da minha adolescência e o começo da minha fase adulta foram dois períodos complicados. Além da indecisão sobre a carreira que deveria seguir, me encontrei em um período de transição. Durante os quase dois anos da minha formação técnica em Nutrição, decidi que iria emagrecer apenas mudando a minha alimentação.

O resultado foi tão positivo, mas os sacrifícios na hora das refeições não foram tão extraordinários: apenas tirei os industrializados da minha rotina e diminuí a quantidade de comida que colocava no prato. Por três meses, consegui ser vegetariana. Apesar de ser filha de agricultores, o hábito não foi além.

Sempre fui muito compreensiva com o assunto “vegetarianismo” e “veganismo”, mas apenas de forma comercial. Na minha cabeça, os benefícios da dieta ajudariam os meus pais a venderem mais hortaliças e legumes. Não imaginava a importância desse tipo de alimentação e acredito que a maioria das pessoas não têm essa noção.

Domínio: o Poder do Ser Humano, o Sofrimento dos Animais e Um Pedido de Misericórdia, do escritor e jornalista americano Matthew Scully, é uma leitura que abriu a minha mente, mesmo que eu ainda continue consumindo alimentos de origem animal. Essa imersão me fez entender a influência do capitalismo para todas as nossas atitudes e como os animais são reféns de seres que nem sei se podemos chamar de humanos.

Entre os diversos capítulos que a obra discute, acredito que o turismo de caça seja um dos mais chocantes. O que antes eram retratados apenas nos filmes, a realidade provou o contrário. Elefantes, leões, rinocerontes e diversos outros animais são massacrados por um capitalismo que gera bilhões de dinheiros nos Estados Unidos ou em países africanos.

No entanto, existe uma pergunta interior que poucos externam: o que os grandes (e também pequenos) países estão fazendo para promover métodos menos cruéis aos animais? O quanto estamos interessados pelo que realmente acontece nas indústrias que comercializam animais e seus subprodutos? Até onde vale o sacrifício e por que ainda não nos conscientizamos sobre o impacto que geramos para o planeta?

De nível totalmente técnico e documental, Domínio é um estudo completo sobre o assunto que cada vez mais está em pauta e cada vez menos no dia a dia. Scully justifica, refuta, explica e expõe todas as feridas de uma sociedade que não consegue abrir mão do bem-estar próprio em prol de outros seres. Para quem é adepto da causa, é uma leitura essencial. Já os não adeptos precisam de um tempo para amadurecer a ideia.

Dados importantes (retirados de um folheto da marca biO2):

  • 1kg de produção de alimento vegetal gasta 20x menos água do que carne
  • Uma pessoa vegana impede a principal causa de desmatamento na Amazônia e no Pantanal
  • Uma pessoa vegana economiza:
    65% das emissões de N2O
    40% das emissões de CH4
    9% das emissões de CO2
  • Vegetarianos têm 29% menor incidência de morte por doença cardiovascular
  • Vegetarianos têm 18% menor incidência geral de câncer
  • Não vegetarianos têm 74% maior probabilidade de desenvolver diabetes

Prepare o fôlego e repense os seus hábitos!

Domínio - O Poder Do Ser Humano, O Sofrimento Dos Animais E Um Pedido De Misericórdia

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s