Home

Munique - Robert Harris

Não é a primeira vez que a Segunda Guerra Mundial é cenário das resenhas que aparecem por aqui. Apesar das pequenas diferenças de contextualização e narrativas, o medo e o sofrimento são duas características que sempre fazem parte destas histórias. Esse é um dos motivos para que Munique, do escritor britânico Robert Harris, seja apenas mais um no meu catálogo literário.

O peso desta obra vem carregado de um selo literário que sabemos a importância: a Alfaguara, do Grupo Companhia das Letras, é uma das minhas editoras preferidas, mas deixou a desejar ao lançar Munique. Trata-se de um livro com cunho bastante comercial, que se assemelha um bocado com os best-sellers à la Dan Brown e James Patterson.

O roteiro pré-definido tem sempre uma particularidade: a corrida contra o tempo para resolver um problema que, até então, parece quase impossível de se solucionar. De um lado, temos um cenário dos livros de História Mundial: Hitler está prestes a começar a guerra enquanto outros personagens tentam detê-lo.

A famosa Munique, na Alemanha, é a cidade que dá nome ao livro que prometia um “thriller impressionante”. Aqui, o jogo político envolve mais do que alemães; britânicos e tchecos também parecem preocupados em deter o famoso líder do Partido Nazista. Aos desavisados como eu, que não observaram que a ficção se entrelaça com a realidade, a impressão de superficialidade ainda é evidente.

Depois de tantas experiências com esse cenário de guerra, seja nos livros, nos filmes ou nas séries, é de se notar que já não existem mais formas cabíveis de transformar o mocinho em vilão. Hitler será para sempre um inimigo nas páginas dos livros e é impossível mergulhar em um livro dessa densidade com os pés no chão. Faltou, e não foi pouco!

Munique

Fonte: Companhia das Letras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s