Home

Israel Uma História - Anita Shapira

A partir do momento que você começa a entender melhor sobre a História de outras nações, começa a entender que a complexidade desse tipo de literatura requer paciência e dedicação. É por isso que tantas pessoas desconhecem sobre o verdadeiro significado de diversas coisas: por falta de informação. Incluir uma leitura mais técnica na rotina é um exercício cansativo que exige o dobro de atenção e reflexão.

Quando você começa a se relacionar com um historiador, você percebe que existem temas que nunca iriam ser pautas nas mais diversas situações. Quando escolhi ler Israel: Uma História, da historiadora israelense Anita Shapira, pude entender a minha incapacidade de absorver esse tipo de temática por dois motivos: é um assunto difícil e a leitura é a personificação de um estudo que deve ser lido como tal.

Em resposta ao título que dá nome à obra, Israel: Uma História é o reflexo de um estudo que, em resumo, aborda a construção do Estado de Israel e as raízes do conflito na Faixa de Gaza. Diferentemente dos estudos científicos, a narrativa de Shapira é organizada de forma que o leitor possa absorver assuntos que mergulham na origem e na atualidade de uma das maiores nações do Oriente Médio.

Nem mesmo os livros de História ou as aulas em sala podem explicar com a guerra e os conflitos árabes-israelenses são do jeito como a TV retratou. Apesar de viver sob constantes períodos de violência, os fatos durante as épocas de paz também são explorados por Shapira. Até os ambientes políticos, sociais e culturais também são discutidos, refletindo os problemas e dificuldades de um país que é cercado de polêmicas étnicas. 

Com muita dificuldade, chegue à metade de Israel: Uma História e descobri que andava em círculos. Fico entusiasmada em ver que existem editoras preocupadas em proporcionar esse tipo de universo aos seus leitores, mas é impressionante como somos leitores mal preparados para essa experiência.

Talvez seja por isso que a leitura de best-sellers seja tão evidente nas métricas literárias. Aliás, aproveito para reiterar que não há problema nenhum nisso. Só precisamos reconhecer que somos ignorantes em meio a esse mar e que muitos de nós morreremos afogados na ignorância. Espero que você tenha tanta coragem como eu e se permita aceitar desafios como esse. Boa sorte!

Israel: Uma História

Fonte: Paz&Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s