Home

Feios - Scott Westerfeld

Ainda estou procurando um jeito simpático de descrever a minha experiência com o primeiro livro da saga Feios, que leva o mesmo nome da série (Feios) e é uma ficção científica do norte-americano Scott Westerfeld. Entre as poucas formas que encontrei para explicar essa aventura para vocês, eu poderia descrever a narrativa como uma viagem em câmera lenta dentro de uma montanha-russa.

A personagem principal é Tally Youngblood, considerada uma feia. Seus olhos vesgos resultaram no apelido “vesguinha” e isso não parece incomodá-la na cidade em que todos os outros também possuem seus defeitos. Assim como os norte-americanos, o aniversário de 16 anos é bastante desejado: é nesta idade que os jovens ganham o direito de se tornarem perfeitos por meio de uma operação plástica cedida pelo governo.

Vila Feia é o nome do distrito onde os Feios vivem. Diferentemente da Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem e se divertem na maior parte do tempo. A tecnologia parece sempre trabalhar a favor de quem completou os 16 anos, mas, ao que tudo indica, a vida não é tão “perfeita” assim. Shay, por exemplo, é uma feia que decide fugir da cidade para se juntar aos habitantes da Fumaça, um distrito com pessoas que se recusam a se tornarem perfeitos.

Apesar de não estar entusiasmada com a ideia, Tally decide convencer Shay a ficar na Vila Feia. Mas, após o desaparecimento de sua nova amiga, é convocada pelos Especiais a ajudar a desmascarar essa sociedade paralela. Caso contrário, ficará feia para sempre. Seria essa a única escolha? É o que Westerfeld quer que você descubra.

Como disse nos primeiros parágrafos, Feios é uma leitura de altos e baixos, sendo bastante semelhante a uma montanha-russa. Westerfeld faz com que personagens adolescentes sejam sempre ótimas opções na hora de propor uma narrativa que instigue o leitor a escolher um lado. O que faz com que terminemos a aventura com uma sensação de dúvida, visto que vivemos em uma eterna Vila Feia. E você, qual lado escolheria?

FEIOS

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s