Home

Vincent - Barbara Stok

Anualmente, acontece em São Paulo a famosa Feira de Livros da USP, um lugar onde dezenas de editoras levam seus catálogos com 50% de desconto. Com certeza, eu não perdi a 20° edição desse evento e muito menos a oportunidade de ir pelo quarto ano consecutivo. Comparado aos anos anteriores, foi a edição que comprei menos obras; não por falta de opção, mas, sim, por ter inúmeros livros me aguardando na estante.

Como não podia deixar a oportunidade passar em branco, voltei com algumas edições, sendo a primeira que quero compartilhar com vocês é Vincent – A História de Vincent van Gogh, da autora holandesa Barbara Stok e lançado pela queridíssima editora LP&M.

“Quando o que você faz dá esperanças para eternidade, então sua vida tem razão de ser”.

Não me lembro desde quando A Noite Estrelada perpetua em minha mente como uma das mais fascinantes obras de arte. Não tenho conhecimento suficiente para dizer aqui porque acho essa obra tão magnífica, pois me toca de uma maneira que até agora nenhuma outra obra teve êxito.

Por isso, adquiri  Vincent: para entender minimamente um pouco mais porque esse pintor ficou famoso por ter decepado uma peça de sua orelha. Barbara Stok é a responsável que trouxe em seus desenhos uma simplicidade encantadora, nos levando a passear por cada detalhe importante da vida Van Gogh, principalmente a parte relacionada às cartas que Vincent escrevia a seu irmão Theo – sem sombra de dúvida foi seu melhor amigo.

“Na vida de um pintor, talvez a morte não seja a coisa mais difícil.”

É visível a forma que Stok nos transporta para a vida de Van Gogh de maneira sensível, assim como ele era denominado na vida real. Isso vale para todos os momentos: desde os mais cruciais, que são aqueles que envolvem suas criações como A Noite Estrelada, Os Girassóis e O Campo de Trigo com Corvos ou ao recontar a história de como Vincent cortou sua orelha e o que levou para que ele fizesse isso.

Até o momento de sua derradeira morte foi retratado de forma emocionante por Stok. Sendo assim, é quase impossível não dizer que Vincent é uma ótima porta de entrada para aqueles que, como eu, querem conhecer melhor um dos maiores pintores de todos os tempos. Ah, isso serve também para aqueles pais que querem ler excelentes histórias para seus filhos. Fica a dica!

Resenhista: Lucas Gonçalves

Vincent

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s