Home

Nada melhor que começar 2019 com um clássico, correto? Então, que tal unir um clássico da literatura mundial com as coloridas histórias em quadrinhos? Combinação fantástica. A escolhida dessa vez foi A Revolução dos Bichos, um clássico com C maiúsculo da literatura mundial.

A cada ano que passa, essa modalidade de transformar clássicos da literatura mundial em histórias em quadrinhos cresce, inclusive, aqui mesmo no blog você pode encontrar O Idiota, de Dostoiévski, por exemplo. Mas, se você ainda não conhece a história de A Revolução dos Bichos, de George Orwell, permita-me contar uma pequena parte da história.

O livro narra a vida de alguns animais em uma pequena fazenda da Inglaterra e de como eles eram tratados por seu dono. Após algumas atitudes dele, os bichos se organizam e resolvem levar a cabo uma revolução, inflamados por uma canção de liberdade e sonhos. Após conseguir sua vitória, a fazenda muda de mãos e os animais começam a governar. E é a partir desse momento é quando começa a história.

Quem conhece George Orwell sabe que essa é uma de suas obras-primas, pelo fato de ter sido escrita em meio a Segunda Guerra Mundial e também pelo período de sua publicação. A narrativa se tornou uma obra referencial de todos os tempos para aludir às revoluções fracassadas pelos seus líderes e para mostrar como funciona o processo de corrosão de grande ideias. Já disse o autor nesta obra:

“Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros.”

Não posso esquecer de falar sobre as ilustrações e as adaptações que Odyr, um pelotense do Rio Grande do Sul, fez com essa obra. Claramente, ele conseguiu transportar o espírito da obra de Orwell em suas ilustrações, que eu acredito que sejam em aquarela, um dos pontos altos dessa edição do Quadrinhos na Cia. E como sempre, a Companhia das Letras acertou em cheio com essa publicação.

Resenhista: Lucas Gonçalves

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s