Home

Interferências - Connie Willis

Amadurecer os pontos de vista literários faz parte da jornada de todo leitor, assim como ter humores e dias certos para absorver narrativas também. Não existe fórmula secreta para ler mais de um livro por mês ou um por semana. Ler é um processo que existe dedicação e força de vontade, pois cada experiência é única. Pela primeira vez na vida, demorei cinco meses para finalizar um livro com menos de 500 páginas e estou longe de definir isso como algo negativo.

Dizem que, quanto mais tempo você demora para terminar uma obra, menor é a sua capacidade de reflexão sobre a narrativa. É como repetir a oitava série e continuar não sabendo nada, mas acho que essas ocasiões também podem ensinar algumas coisas. Interferências, da norte-americana Connie Willis, foi a vítima de toda essa enrolação e devo pedir desculpas, visto que sua notoriedade é prestigiada no meio literário: a autora acumula 11 prêmios Hugo e sete prêmios Nebula, ambos da ficção científica.

Mesmo não sendo o meu gênero preferido, tenho que concordar que a premissa narrativa de Willis é das mais atuais: traz os perigos da tecnologia que não vemos. O cenário parece atual, mas sabemos que é futurístico: um procedimento cirúrgico que promete melhorar o relacionamento entre casais. Tamanha audácia só poderia dar errada e é a partir deste ponto que Interferências explora a situação.

A forma que Willis faz, no entanto, não é das melhores. Traz muitos diálogos vazios e personagens sem conexão, deixando a responsabilidade para Briddey e C.B., o que me traz a leve sensação de ser um romance para adolescentes. Percebo até que esse mesmo desconforto foi causado em outros leitores, já que a expectativa é perdida a cada capítulo.

É um tema que se encaixa na realidade, mas que se torna banal com o passar das páginas. E se existe algo bom disso tudo é que nem mesmo um final feliz foi capaz de amenizar esse sofrimento. Ainda bem que acabou!

Interferências

Fonte: Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s