Home

O protagonismo da mulher na sociedade nos tempos atuais tem favorecido de forma positiva as mais diversas vertentes, incluindo a literatura. Nos últimos anos, as narrativas de escritoras mulheres ganharam mais espaço nas prateleiras, vitrines e rodas de discussão, deixando aquela sensação de que estamos ocupando mais do que estantes, mas também conversas construtivas.

A Coleção Clássicos de Ouro, da editora Nova Fronteira, incluiu a francesa Colette em seu catálogo com a obra A Ingênua Libertina. Apesar do tímido e modesto número de páginas, a obra é tão densa quanto se é esperado de um clássico internacional da literatura. A fácil digestão da leitura disfarça o tamanho da dificuldade em acompanhar a narrativa de Minne, a personagem principal.

Colette tem uma linguagem que é típica da época do século XX e não disfarça sua personalidade na protagonista de A Ingênua Libertina. Aqui, a discussão é, mais uma vez, a mulher e o seu papel e importância na sociedade, bem como a busca pela independência. Concentrar os seus anseios em Minne foi a forma que Colette encontrou para demonstrar a sede de conhecer o mundo e viver uma grande história de amor.

Como sabemos, a realidade nunca é como esperamos. Minne, uma eterna insatisfeita, se vê frustrada com sua vida adulta e se envolve em casos extraconjugais. Sua busca incessante pela liberdade e pelo prazer chega, em diversos momentos, a causar irritação no leitor, que não consegue entender o que a personagem tanto deseja, além de viver intensamente.

Em analogia com a época em que foi escrita, A Ingênua Libertina é também uma verdadeira crítica a atualidade. Sua atemporalidade demonstra que o desenvolvimento da humanidade ainda caminha a passos curtos e, apesar de mais liberal, ainda estamos presos a alguns conceitos. Essa luta não chegou ao fim.

“As pessoas não percebem que a ausência de infelicidade pode entristecer.”

Fonte: Skoob
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s