Home

Não é de hoje que o professor Leandro Karnal é uma das referências mais populares no Brasil quando se trata de erudição com uma certa leveza. Em Todos Contra Todos, o autor escacara a cicatriz aberta da sociedade brasileira, passando por diferentes assuntos como o racismo, a violência contra as mulheres e LGBTQ+, a polarização no cenário político atual e até mesmo a relação que temos com o trânsito.

Karnal mergulha na natureza do ódio, do preconceito e da violência, trazendo à tona o que o autor julga ser as origens. Como a sua formação acadêmica é em História, Karnal, apresenta fatos e argumentos que claramente são possíveis de remontar até as fontes que foram utilizadas para estruturar sua linha argumentativa, sem esquecer das referências diretas em seu discurso. 

“O preconceito é um câncer tão insidioso que ele atinge a vítima”.

Como o próprio subtitulo ensina, o ódio nosso de cada dia nos acompanha ao longo dos séculos e essa ilusão de Brasil se vive em paz – pois, não temos guerras ou não existe extremismo religioso ou terrorista -, não resiste ao decorrer dos capítulos. Karnal ainda disseca a natureza do ódio brasileiro contra algumas classes específicas. De uma maneira direta e franca que faz você sentir vergonha do país que vive em menos de 142 páginas.

Entretanto, o autor não faz apenas o óbvio, que é demostrar o que está errado; ele dá o que podemos chamar de solução, mas também dedica um capítulo para outras duas hipóteses, saindo assim de cima do muro, visto que é conhecido por muitos como o “isentão” .  Por isso, gostaria de finalizar essa resenha como uma das frases que mais me chamou a atenção:

“E convém lembrar que o ódio é sempre uma resposta ao medo, à insegurança e a ignorância.”

Resenhista: Lucas Gonçalves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s