Home

Quando eu ainda estava no primeiro ano do curso de Jornalismo, em 2011, tive a experiência de acompanhar uma palestra do jornalista Gabriel Toueg. Na época, ele era um profissional desconhecido pra mim. Não sabia quem era, o que fazia e porque tinha sido convidado para um evento semestral da universidade que estudava. Em um dos momentos, uma frase dele havia me chamado a atenção. Não conseguirei reproduzi-la por aqui com afinco, mas acredito que algumas poucas palavras sejam capazes de expressar o que senti: “jornalista é aquele que mais lê do que escreve”.

Eu, que na sétima série do Ensino Fundamental, havia dito que seria jornalista só porque gostava de escrever e falar, vi todos os meus propósitos irem por água abaixo. Não tinha me dado conta de que a minha dificuldade em escrever nas rotinas de estagiária era porque eu não lia, ora bolas. Foi então que decidi incluir a leitura em minha rotina, fazendo com que esse hábito se tornasse em um trabalho prazeroso.

O Pitacos Culturais nasceu em 2013, alguns anos depois desse dia que, para mim, foi como um renascimento. E o mais legal disso tudo é saber que não estou sozinha nesse barco. Mas, por que decidi criar o Pitacos Culturais e registrar, em forma de palavras, o que sinto em cada aventura literária? A resposta é simples.

Apesar de ter uma memória boa, considero impossível lembrar do contexto de todas as histórias que consumo e confesso que, muitas vezes, não recordo nem quais eram os personagens principais. Sendo assim, este blog servirá como um baú erudito, contendo informações que relembrarão apenas os pontos essenciais de cada livro lido por mim.

Diferentemente de outros blogs literários, não pretendo resenhar os livros. Os principais objetivos que cercam a criação deste site envolvem, inicialmente, o treinamento do senso crítico (o meu e o seu, caro leitor) e da escrita, além de utilizá-lo como uma espécie de memorial.

A causa é nobre, mas cada texto escrito irá fazer qualquer livro valer a pena. Ou não.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s